Caramulo é o "alvo" que se segue na mira de Vítor "Sniper" Pascoal
𝗔 𝟯𝟯ª 𝗥𝗮𝗺𝗽𝗮 𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗿𝗮𝗺𝘂𝗹𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝘀𝗲 𝗱𝗶𝘀𝗽𝘂𝘁𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗳𝗶𝗺-𝗱𝗲-𝘀𝗲𝗺𝗮𝗻𝗮 𝗮𝘀𝘀𝘂𝗺𝗲 𝗳𝗼𝗿𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲 𝗶𝗺𝗽𝗼𝗿𝘁â𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗻𝗮 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗮𝗱𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗩í𝘁𝗼𝗿 𝗣𝗮𝘀𝗰𝗼𝗮𝗹 𝗲𝘀𝘁á 𝗮 𝗳𝗮𝘇𝗲𝗿 𝗿𝘂𝗺𝗼 𝗮𝗼 𝗾𝘂𝗮𝗿𝘁𝗼 𝘁í𝘁𝘂𝗹𝗼 𝗱𝗮 𝘀𝘂𝗮 𝗰𝗮𝗿𝗿𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗻𝗮 𝗖𝗮𝘁𝗲𝗴𝗼𝗿𝗶𝗮 𝗚𝗧 𝗱𝗼 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗲𝗼𝗻𝗮𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗠𝗼𝗻𝘁𝗮𝗻𝗵𝗮 𝗝𝗖 𝗚𝗿𝗼𝘂𝗽.
Curiosamente, foram os 2850 metros do curto e rápido traçado do Caramulo que serviram de palco de estreia na modalidade a Vítor Pascoal. O então já por três vezes campeão nacional de ralis na Categoria RGT testava uma possível transferência para a Montanha e em boa hora isso viria a suceder, abrindo-se nessa edição de 2019 da Rampa do Caramulo um novo capítulo de enorme sucesso na carreira do talentoso piloto do Baião Rallye Team.Agora, Vítor Pascoal chega à icónica serra cravada no Centro de Portugal com um palmarés notável na Montanha, onde moram três títulos nacionais e inúmeras vitórias na sua categoria, primeiro e até à época transata, aos comandos de um Porsche 991 GT3 CUP e agora com a versão 4 litros do modelo da marca germânica.
Em 2024, o letal "Sniper de Baião" só por uma vez não ganhou, estando por isso isolado no comando da tabela pontual e, claramente, rumo ao "Tetra". Mas, nem a vantagem nos pontos, nem o "poker" de vitórias (Arrábida, Murça, Falperra e Santa Marta) faz o piloto embandeirar em arco:"Tem sido um campeonato muito disputado. E ainda bem!... Julgo que esta é a época onde a Categoria GT atingiu um grau de competitividade único e isso só torna ainda mais notável o caminho que a nossa equipa já percorreu. São vários os pilotos com capacidade para ganhar e tenho sido pressionado e estimulado a andar sempre nos limites, um campeonato fantástico!".
Pascoal sente que "ainda nada está garantido. O título vai exigir muito trabalho, muito foco e muita dedicação, começando já no Caramulo onde, apesar da ausência, que lamento, da Gabriela Correia e do André Fernandes, teremos forte oposição por parte sobretudo do José Rodrigues e do Bernardo Garcia de Castro, dois pilotos incríveis e que já provaram que podem ganhar".
O tricampeão nacional assume que "só a vitória nos interessa e vou dar tudo para conseguir ganhar no Caramulo. O carro está ótimo, a equipa técnica tem feito um trabalho notável e quero devolver a sua dedicação e o apoio dos patrocinadores com mais um triunfo".
A 33ª Rampa do Caramulo arrancará no início da tarde de sábado, com o primeiro dia de competição a ter duas Subidas Oficiais de Treinos e a 1.ª Subida de Prova. A partir das 11 da manhã de domingo, começará o segundo e decisivo dia da rampa, que incluiu uma Subida de Treinos Livres, outra de Treinos Oficiais, culminando com a 2.ª e a 3.ª Subidas de Prova, estando a cerimónia de entrega de prémios prevista para o meio da tarde.
Baião Rally Team, 12 Julho 2024