Caramulo será palco de muitas decisões no Campeonato

O Targa Clube assume a tutela da 7ª prova da temporada 2022 do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e a altiva serra cravada no concelho de Tondela poderá consagrar vários campeões nacionais.

Com a sua primeira edição a realizar-se no ano de 1979, a Rampa do Caramulo é uma das mais emblemáticas provas do calendário do Campeonato de Portugal de Montanha e tem em 2022 a sua 31ª edição, tendo este ano o aliciante extra de poder decidir o título nacional em algumas categorias.

A segurança de público e pilotos é uma das principais preocupações da organização, e resultado disso mesmo tem sido o esforço que nos últimos anos tem sido feito, seguindo as indicações e propostas da FPAK, e com apoio do Município de Tondela, para melhorar e reforçar as condições de segurança do traçado da rampa.

Em termos de programa competitivo, o dia de sábado arrancará às 14h00 horas e contará com três subidas, duas de treinos oficiais e a 1ª de prova. No Domingo, a sessão de warm-up abrirá as hostilidades pelas 11h00 horas, sendo sucedida pela única subida de treinos oficiais prevista para este segundo dia. Depois e, previsivelmente, a partir das 13h30 horas, decorrerão as duas subidas oficias de prova finais, sempre decisivas para o desfecho da prova.

São quase cinco dezenas de inscritos, atestando, uma vez mais, a boa saúde do campeonato. A confiar nas previsões meteorológicas, a prova irá ser disputada sob o desígnio de condições instáveis e onde a chuva poderá fazer a sua aparição.

A lista final de participantes irá apresentar uma baixa de peso. Hélder Silva, actual líder da tabela de pontos absoluta, não estará presente com a sua Osella PA2000 EVO2 PA.30, devido a compromissos profissionais. O piloto, que poderia rematar as contas da renovação do título já na prova do Targa Clube, abre assim uma janela de oportunidade para o seu opositor mais directo, José Correia que, tem assim uma oportunidade dourada de se aproxima da liderança e adiar a decisão para a última prova em Boticas.

Para tal, o piloto da Norma FC20 terá de vencer, sendo certo que poderá contar com muita oposição por parte de António Rodrigues, que tem evidenciado uma evolução muito forte aos comandos do seu novo SilverCar EF10 e verá na prova do Caramulo uma grande oportunidade para chegar à primeira vitória absoluta da sua curta carreira.

Também Sérgio Nogueira (Osella PA21S EVO) terá uma palavra a dizer. O bracarense tem melhorado muito as suas prestações e almejará, pelo menos, um lugar no pódio da geral da prova.

Nuno Guimarães e o SilverCar S2 da NJ Racing não deverão encontrar qualquer oposição nas contas dos Protótipos B, apontando o alvo para a luta pelo pódio absoluto, até porque não é certa a participação de Joaquim Rino (BRC BR49 EVO), devido a ter competido no Caramulo Motorfestival.

Entre os GT, o Caramulo irá, com certeza quase total, consagrar Vítor Pascoal como o novo campeão nacional da categoria. Ao piloto do Porsche 991 GT3 CUP basta amealhar o ponto dado pela presença nos treinos cronometrados para chegar ao título, que será o segundo da sua curta carreira nesta modalidade.

O piloto já afirmou que estará na prova do Targa Clube para lutar pela vitória, enfrentando Gabriela Correia que quererá chegar ao segundo trinfo desta temporada, sendo certo que, se chover, as características do Mercedes AMG GT4 que tripula poderão ser um factor muito positivo para as suas pretensões.

Bernardo Garcia de Castro (Porsche 997 GT3 CUP) e Daniel Vilaça (Nissan Nismo 370Z) quererão lutar pelo pódio da categoria, com o espanhol a ter mesmo argumentos para se imiscuir na refrega pela vitória.

Quanto à Categoria Turismo, apresenta um plantel de 14 unidades distribuídas pelas 3 divisões.

Na Divisão Turismo 1, Luís Nunes e o seu Skoda Fabia R45 surgem como favoritos, quer nas contas dos T1, quer enquanto candidatos a vencerem na categoria, sendo de destacar que o piloto de Valpaços joga cartada importante nesta prova quanto à renovação do seu título nacional.

Daniela Marques e Pedro Marques, ambos em Subaru Impreza WRX e Carlos Gonçalves, pilotando um Mitsubishi Lancer EVO IX irão, em circunstâncias normais, lutar pelos dois lugares restantes do pódio da T1.

Nos Turismo 2 encontrámos o outro candidato ao triunfo na categoria. Joaquim Teixeira (Cupra TCR) tem ainda reais ambições ao ceptro nacional e sabe que só uma vitória lhe interessará para voltar a estar em pé de igualdade com Luís Nunes e adiar para Boticas a discussão do campeonato.

Nesta divisão, mais três pilotos podem fazer um brilharete entre os Turismo: José Carlos Pouca Sorte está cada vez mais competitivo com o VW Golf R35 GTi e Paulo Silva (Audi RS3 LMS) e Manuel Rocha e Sousa (Cupra TCR) encontram na sua condução e nos seus carros argumentos de sobra para lutarem pelos lugares cimeiros. José Salgado (Mini Cooper) completa o rol de participantes na T2.

Os aficionados da Montanha têm vivido com muito fervor o duelo sem tréguas que tem sido protagonizado por Parcídio Summavielle (Renault Clio RS R3) e Bruno Carvalho (Citroen Saxo) na Divisão Turismo 3. Seis provas realizadas, três vitórias e três segundos lugares para cada um. Resultado: empate completo a duas jornadas do fim. Os dois vão dar tudo no Caramulo para chegarem à quarta vitória e tudo indica que continuarão a rodar a centésimos um do outro.Terão de contar com a forte posição de Alberto Pereira, cada vez mais competitivo com o seu Honda Civic Type R, sendo de esperar boas prestações por parte de José Borges (Citroen C2 R2) e de Rute Bras (Peugeot 206 RC).

A abrilhantar o espectáculo, registo para a presença do Semog Troféu de Sérgio Mateus. Sem oposição na Taça de Portugal de Kartcross de Montanha, o exuberante piloto vai privilegiar o espectáculo.

Nos Legends, abram alas para o "Canhão de Famalicão". Luís Silva tem no Caramulo o palco onde irá chegar com naturalidade ao título de campeão nacional, bastando para isso alinhar com o seu BMW M3 na 1ª subida oficial de treinos. Mas o invicto famalicense continua com "fome" de vitórias e tudo fará para registar a sétima consecutiva do ano.

A possível oposição será protagonizada principalmente por João Macedo (BMW 328is) e Miguel Gonçalves (BMW E36 Coupé), sendo de esperar ousadia e capacidade para estar dentro do Top 5 por parte de Gonçalo Janeira (Citroen AX GTi) e Celso Fonseca (Citroen Saxo), com Abílio Aparício (Peugeot 205) e Arlindo Beça (Peugeot 306) a espreitarem uma oportunidade. A lista de inscritos dos Legends acolhe ainda duas novidades: Manuel Pinto, num Citroen Saxo e Hugo Alves, aos comandos de um Citroen AX GTi.

No que concerne aos Clássicos, o Caramulo será a prova de consagração de um "filho da terra". Já com o título renovado, o agora bicampeão nacional Fernando Salgueiro, vai querer comemorar o título com mais um triunfo enfrentando o seu colega de equipa Ricardo Loureiro. Tripulando os Ford Escort MKII do Caramulo Racing Team, terão ambos pela frente a oposição sempre forte de Flávio Saínhas, num Ford Escort MKI.

Quanto ao Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group, o foco de interesse está na luta pelos dois lugares do pódio ainda em aberto, já que Armando Freitas (Toyota Starlet) rematou as contas do título em Santa Marta de Penaguião. Presente no Caramulo, Freitas tentará mais um triunfo, ainda para mais agora livre de qualquer pressão.

A oposição virá de Eva Laranjeira (Peugeot 205 Rallye), que poderá selar a posição de vice-campeã nacional nesta prova, estando de regresso o sempre rápido Rui Amorim, no seu Citroen AX GTi.Carlos Ferreira, em FIAT Punto 85 Sport e Rita Matos (FIAT Uno 45S) e Daniela Ferreira (Citroen C1), duas pilotos com foco no último degrau do pódio do campeonato, vão querer ter uma palavra a dizer na discussão do Top 5, onde se poderá imiscuir ainda José Pedro Figueiredo (Datsun 1200), sendo este claramente favorito no duelo com Domingos Fernandes (Autobianchi A122) pela primazia entre os Clássicos 1300.

Uma palavra para mais uma presença feminina no Caramulo. Bárbara Barros estará aos comandos de um Peugeot 106 e irá competir na contenda regional.

7 Setembro 2022

FPAK

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora